Linha do Tempo

NOSSA HISTÓRIA

Eduardo J. V. Sancho realiza na cidade de São Paulo um evento internacional dedicado à discussão de novas formas de filantropia: “A New Foundation for a New Collaborative World”. Um dos conferencistas convidados, Rahul K. Bhardwaj, Presidente e CEO da Toronto Foundation do Canadá, propõe uma parceria para a criação no Brasil de um novo modelo de inovação social para cidades inteligentes.

Um grupo de amigos (Ademar Ribeiro Romeiro,  Cláudio Gonçalves, Eduardo J. V. Sancho e José Alberto da Silva Curado) elabora um projeto inicial da nova instituição.

Após um hiato de dois anos, devido à morte do saudoso José Alberto, Ademar Romeiro, Eduardo Sancho e Moisés Sanches articulam a retomada do projeto. Novas discussões e reflexões estimulam a formação de uma comitiva para a visita à sede da Toronto Foundation e troca de informações e aprendizados. Após a volta, integram-se ao grupo Gustavo Longhin e Sérgio Pellizzer.

Começam os trabalhos de criação da nova instituição, na forma de uma fundação de direito privado, sem finalidade lucrativa.

Escolhe-se o nome da fundação – Urbe9 – que remete à Inovação para Cidades Inteligentes, congregando nove verticais de atuação: Artes, Cultura e Esportes; Educação; Habitação; Liderança e Engajamento Cívico; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; Saúde e Bem Estar; Segurança; Trabalho e Renda.

A plataforma de serviços, produtos e dados da Urbe9 é elaborada e em dezembro a fundação é finalmente instituída.

Nossa Inspiração

Toronto Foundation

Fundada em 1981, a Toronto Foundation (TF) é uma das 191 fundações comunitárias no Canadá. Ela tem como sua característica principal:

  • Analisar os principais problemas da cidade de Toronto.
  • Identificar as organizações que se dedicam a esses problemas.
  • Conectar potenciais doadores a essas instituições.

Atualmente tem em atividade mais de 500 fundos de investimento social, que totalizam um patrimônio aproximado de US$ 500 milhões.

Uma forma de conhecer melhor a atuação da TF é através dos próximos 5 vídeos institucionais:

Nossa Missão

“Conectar o capital humano, social e financeiro às necessidades e oportunidades das cidades”.

Nossa Visão

“Transformar a vitalidade das cidades, tornando-as um lugar melhor para viver, trabalhar, aprender e crescer”.

Nossos Valores Fundamentais

A Fundação Urbe9 nasce da percepção da necessidade de transparência, estratégias inclusivas e soluções convergentes, visando à geração de ações sustentáveis para as cidades. Tem como princípios agir para incluir, num espaço público comum e neutro, todos os interesses dos cidadãos e atuar de forma a reunir os diferentes pontos de vista na busca de soluções consensuais de impacto social. São seus valores fundamentais:

  • Integridade: a honestidade em tudo o que fazemos será a base de nossas ações.
  • Ética: o cuidado com as nossas cidades será a razão de existirmos como instituição.
  • Excelência: o aprimoramento contínuo da qualidade será nossa busca constante.

Nossa Estrutura

A Fundação Urbe9 é formada pelos seguintes órgãos:

Conselho Curador

Diretoria Executiva

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

Nossas Lideranças

Ademar Ribeiro Romeiro

Graduado em Economia pela Unicamp, Doutorado em Economia pela Universidade de Paris, na França, Professor Visitante da Universidade de Stanford, nos EUA, Professor de Economia do Instituto de Economia da Unicamp.

Cesar Antonio Picolo

Graduado em Administração pela PUC de Campinas e em Direito pela Faculdade Padre Anchieta de São Paulo, Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET e em Direito Empresarial pela ESA, especialista em Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições, proprietário da Dedalus Consultoria em Investimentos Institucionais e da Uniletra Corretora de Valores.

Eduardo José Vanti Sancho

Graduado em Medicina pela Unicamp, Mestrado em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade de Estrasburgo, na França, Doutorado em Cirurgia Cardiovascular pela Unicamp, Especialista em Economia da Saúde pela Sociedade Brasileira de Administração em Saúde, Membro da International Society for Heart and Lung Transplantation, Membro Fundador da World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery, Presidente da Jean-Yves Neveux Foundation.

Gustavo Camargo Longhin

Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, Mestrado em Engenharia Civil pela Unicamp, Diretor Executivo da SimWorx Engenharia, Pesquisa & Desenvolvimento, com experiência nas áreas de Ciência da Computação e Métodos Numéricos (orientação para objetos, elementos finitos e programação paralela), Petróleo e Gás e Engenharia de Poços.

Moisés Lopes Sanches Júnior

Graduado em Educação e Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Mestrado em Educação pela Unicamp, Doutorado em Educação Física, Saúde e Adaptação pela Unicamp, Membro da Society for Design and Process Science, Membro da Software Engineering Society, Professor de Educação, Gestão e Tecnologia da Informação do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Sérgio Pellizzer

Graduado em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Especialização em Marketing na Universidade de San Francisco, nos EUA, proprietário da agência Criah de Comunicação Integrada em Campinas, Brasil.

Documentos

Fundação Urbe9
Rua Paulo Cezar Fidelis 39, Sala 306. CEP: 13087-727
Campinas – SP – Brasil
+55 (19) 9.8151-2439  |  www.urbe9.org